Arte/Cidade é um projeto de intervenção urbana com curadoria de Nelson Brissac Peixoto que ocorre em São Paulo desde 1994. Ele se inscreve em uma nova visão da cultura, voltada para o incremento dos circuitos de difusão e trocas e para a vitalização das diferentes áreas artísticas e espaços culturais da cidade. A intervenção se realiza através de uma série de eventos que integram diferentes linguagens artísticas.

Duas etapas do Arte/Cidade já foram realizadas. Apresenta-se agora a terceira - "A Cidade e suas Histórias" - que acontece de 25 de outubro a 30 novembro de 97.

Nesta etapa, temos uma estação de trens (Estação da Luz) e um trecho ferroviário que passa por locais significativos do período fabril da cidade: os silos do antigo Moinho Central, na Barra Funda, e os galpões e chaminés que restam das Indústrias Matarazzo, no bairro da Água Branca. O público deve percorrer, de trem, estes diversos lugares em uma composição especialmente reservada para o evento, parando nos vários sítios de intervenção, onde ocorrem exposições e eventos.

Uma evolução pode ser percebida de um para outro bloco da série. As obras concebidas pelos artistas para o evento passaram a ser cada vez menos relacionadas com sua própria produção regular (concebida e realizada em estúdio), para refletirem cada vez mais a relação com a situação e os locais. Um aprendizado foi sendo feito aí, um procedimento foi sendo configurado. As obras tendem a levar mais em consideração o sítio, a inserção arquitetônica, a escala urbana, a complexidade das situações (abundância de informações, coexistência com outras intervenções e atividades).

Brasmitte, novo projeto em preparação, vem retomar o princípio da intervenção que está na origem destes eventos. Procurando explorar as relações entre arte, arquitetura e urbanismo potencializadas pela situação. Brás e Mitte são locais que dão lugar a oposições e conflitos que estão na base da criação artística. Capazes de acolher um projeto de intervenção como lugar de diálogo, onde se evidenciem e articulem as diferenças.

../../../index.htm